20 janeiro 2010

Noções Básicas de Nutrição, alimentação e Saúde



10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O processo de emagrecimento e reeducação alimentar é essencial para uma vida saudável. Iniciaremos a Seção NUtrição Básica com os Dez passos para uma alimentação saudável. Siga cada um deles e tenha uma vida melhor, mais ativa e mais prazerosa.


1) A alimentação deve ser uma atividade prazerosa, procure desfrutar em companhia da família ou amigos, evitando fazer refeições sozinho. Procure evitar ao máximo o estresse, depressão, discussões e isolamento.

2) Você deve se alimentar em períodos regulares, várias vezes ao dia, mesmo que se encontre sem apetite. O ideal é fazer 3 refeições principais e 3 pequenos lanches nos intervalos, ao dia. Procure optar por uma alimentação saudável, variada e saborosa.

3) Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Você deve preferir as que estejam em seu período de safra, pois preservam as vitaminas e minerais, e são mais baratas. Aproveite estes alimentos de maneira total, buscando o máximo aproveitamento das folhas, talos, cascas e sementes.

4) Procure incluir proteínas, animal ou vegetal, na sua alimentação, pelo menos uma vez ao dia, quatro vezes por semana. As proteínas são importantes na manutenção da sua saúde e são encontradas em carnes, ovos, peixe e proteína de soja.

5) Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais. Substitua as farinhas refinadas e arroz polido (brancas) por produtos integrais, pois preservam melhor os nutrientes. Assim como arroz e pães integrais, os grãos como feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes também são ótimas fontes de fibras.

6) Reduza o açúcar refinado na alimentação. Prefira usar mel ou melado de boa qualidade, quando se fizer necessário. Procure evitar refrigerantes e guloseimas em geral.

7) Reduza o sal. O ideal é usar ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.

8) Evite usar gorduras animais. Prefira usar azeite ou óleo vegetal na preparação dos alimentos e para temperar saladas.

9) Beba pelo menos 2 litros de água por dia, evitando tomar líquidos nas refeições principais.

10) Procure não fazer uso de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas de qualquer tipo, pois podem prejudicar a saúde como um todo.

Estes 10 passos foram elaborados especialmente para as PVHA e são parte de uma estratégia em busca de uma vida mais saudável.

São recomendados pelo Ministério da Saúde, visando contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

  1. OU CONSEGUI ENTRAR AQUI ATÉ QUE ENFIM, O BLOG TÁ LINDO E CHEIO DE ATITUDE..SUCESSO DRª!
    TATIELLY BORTOLLATO!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos! Obrigada por comentarem!